quarta-feira, 15 de agosto de 2007

EM TERMOS RELATIVOS E ABSOLUTOS

Ao meu Pipinho, Pipo, Gouveia, ......e, mais recentemente Dude. No meio há toda uma série de nomes (im)próprios, que por serem de uso genérico não importa assinalar.
Não gosta de bola. Verdade, não liga nenhuma. Sim, tem um clube hereditário em verde mas isso também eu em vermelho, pela parte dos Pais. Por isso aos domingos não há aquelas coisas de transístor ou TV, com ocupação integral do sofá durante 90 minutos, somado de comentários pré e pós jogo. Eu bem sei o que o mulherio se queixa e é de vómitos.
Coisas como aspirador e máquinas de lavar não lhe são estranhos. Não digo que os saiba manusear tão bem como eu, mas também é certo que eu não os sei consertar. A bem da verdade até que é ele que se lembra sempre de por sal na máquina da loiça, coisa que se me VARRE sempre. Quanto à esfregona nunca percebi a incapacidade que sempre revelou em espreme-la convenientemente.
Passar a ferro já não se coloca (logo que nos foi possível delegámos alegremente esta tarefa a pessoal especializado), mas, nos primeiros tempos fui eu que abracei esta actividade. Contam-se poucos os lençóis, toalhões de turco (as chamadas peças fáceis) que lhe passaram pelas mãos. E não me digas que não te passei umas poucas de camisas! Embora não tenha fugido a esse clássico, felizmente apostou sempre mais nas T-shirt’s.
Poderei vergar-me aos teus jantares “especiais” mas, deverás reconhecer também, a riqueza no surtido de tartes da minha autoria. Mas, mais importante do que tudo, a introdução de uma dieta equilibrada onde nunca são esquecidos os verdes, cozidos ou salteados (quando há mais tempo). Sopas, até à data, fizeste três! Do meu lado seria difícil contá-las.
Quites? Ganhará em termos relativos já que na generalidade são as “elas” que detêm o uso exclusivo dos preciosos auxiliares domésticos e o comando absoluto da confecção culinária.
Cuidados paternais. Alimentação, higiene / saúde e arrumação dos milhares de merdas, que os baixinhos acarretam com as suas existências. Mal seria se não tivesse contado com a respectiva ajuda. Eu sei que a palavra – ajuda !?!- daria para uma belíssima discussão com o prédio todo a assistir. Diga-se em favor da verdade que a construção do mesmo não prima por uma politica de isolamento sonoro efectiva a que somos alheios os dois.
Ora, fazendo contas por alto temos para o meu lado, nutrição de mil e uma papas de bebé (sem grumulos), colos sem fim, e arrumação de roupinhas (Verão / Inverno) ade náusea, desde 2005 até à presente data. Neste item, inclui-se toda uma gestão de sacalhões de roupas que se herdam de uns e se despacham para outros.
Quem é que estava a par das dosagens dos medicamentos? Nunca, mas nunca sabias o número de gotas de vigantol, cálcio e flúor a dar DIARIAMENTE às miúdas! E os litros de brufen, maxilase e benuron, em doses de 2,5 ml, três vezes ao dia, durante 5 dias. Atenção, na actualidade as quantidades já são bem diferentes. Avançando, e as infinitas birras nos mil fins-de-semana em que ficava sozinha.
No item lazer infantil, aceito, ainda que em sectores distintos, o resto é zero. Do teu lado, actividades de exterior tais como, idas ao Zoo, jardins, parques temáticos, praias e sessões criativas e/ou teatralizadas, com registos em filme. A plasticina Fimo é digna de nota, mas o MECANO não conta porque brincavas mais tu que do que elas. Do meu lado, a dedicação ao campo das leituras com entoação e vozes, segundo uma selecção criteriosa de obras (onde nunca entrou nenhuma Anita!), sem esquecer a poesia, tendo em conta uma fase preliminar de lenga-lengas. Manufactura de todos os disfarces de Carnaval até 2006 e a formação, ainda que com pouco sucesso, em lavores femininos (teares, tricot e costura). Para rematar do meu lado, os miminhos da noite ficaram sempre a meu cargo.
……
........
Em termos relativos faço sempre um brilharete com as minhas amigas. Em termos absolutos a coisa não está mal, mas a luta continua….. A vitória é certa.

1 comentário:

a glória do vulgar disse...

venceremos, venceremos, a batalha que vamos travar...